Sua Excelência Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, Cônsul-Geral de Angola no Solwezi, participou de 16 a 18 de Julho, na província do Noroeste da República de Zâmbia, na 59ª Feira Internacional da Zâmbia (ZITF), que realizou-se sob o lema: “Reforçar a Resiliência Empresarial através da Inovação e do Comércio”.
O evento considerado o maior certame comercial do país, decorre de 02 a 08 de Julho, na zona industrial da cidade de Ndola, e reúne mais de 250 expositores internacionais, todas as instituições governamentais da Zâmbia e mais de mil empresas do sector privado.
No primeiro dia do evento, Sua Excelência Agostinho M. Raimundo dos Santos, tomou parte de uma conferência de imprensa promovida pelo Ministro do Comércio e Indústria da Zâmbia, o Honorável Chipoka Mulenga, tendo na ocasião realçado as negociações que decorrem ao mais alto nível entre os Chefes de Estado de Angola e Zâmbia, com vista à criação de uma plataforma estratégica no futuro permita que a Zâmbia possa importar petróleo a partir do território angolano.
O Cônsul-Geral de Angola no Solwezi, realçou a importância da construcção da refinaria do Lobito e as vantagens que advirão após a sua conclusão quer para Angola, quer para a Zâmbia e outros países, fez também referência ao corredor do Lobito e a dinamização de outros projectos de infraestruturas com destaque para o ramal de caminho de ferro que ligue a província do Moxico Leste à província do Noroeste, além das infraestruturas rodoviárias que liga os dois países.
Durante a cerimónia de abertura, o Ministro das Finanças e do Planeamento Nacional da Zâmbia, Sua Excelência Situmbeko Musokotwane, na sua alocução em representação de Sua Excelência Hakainde Hichilema, Presidente da República da Zâmbia, destacou três eixos principais: a resiliência empresarial, a inovação e o fortalecimento do sector privado como pilares para a recuperação económica da Zâmbia.
Destacou que o evento oferece uma oportunidade em como as empresas podem lidar com os desafios actuais da economia global, adoptando práticas inovadoras e estabeleçam parcerias comerciais estratégicas.
No final da cerimônia, mais de 20 empresas foram premiadas pelas suas exposições, sendo que a República Democrática do Congo (RDC) foi agraciada com o primeiro lugar.
Importa sublinhar que a Feira Internacional da Zâmbia, constitui uma excelente plataforma para as empresas angolanas promoverem os seus produtos e serviços, reforçar parcerias regionais e ampliarem a sua presença no mercado da África Austral.
CONSULADO GERAL DE ANGOLA NO SOLWEZI, REPÚBLICA DA ZÂMBIA, aos 08 de Julho de 2025.-